sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mudar com os Pinguins...lição de vida!

Aprender a mudar com os pinguins...

No trabalho, na escola ou em casa, mudar não é, e nunca foi, tarefa fácil. E se em determinadas situações a mudança não passa de uma simples alteração de procedimentos, vezes há em que mudar implica revolucionar a vida profissional e pessoal de cada um de nós. Assim aconteceu com uma colónia de pinguins da Antártida no livro “O nosso Iceberg está a derreter” de John Kotter e Holger Rathgeber.

“Mudar e ser bem sucedido em condições adversas” é o mote desta fábula editada pela Ideias de Ler. Um grupo de pinguins vive num icebergue há muitas gerações, sem questionar o local onde mora ou o que o rodeia. Isto até ao dia em que Fred, um pinguim mais curioso e observador, se apercebe que o lar da sua colónia está em perigo de desaparecer. A resistência à mudança é imediata e o jovem pinguim vive uma verdadeira aventura para conseguir mudar a vida dos seus congéneres.
Tal como qualquer outra fábula, esta história é facilmente transposta para outras realidades, permitindo retirar importantes lições sobre a resistência à mudança e também sobre as heróicas e criativas estratégias que é possível estabelecer para superar obstáculos.
A obra assume a missão de preparar os leitores para um mundo em constante mudança, estimulando, em paralelo, a abertura e a predisposição necessárias para quem pretende retirar benefícios da mudança, seja para a sua empresa, seja para a sua carreira ou até para a sua vida pessoal e social.

1 comentário:

poderá gostar ainda de lêr...